A Opinião do Leitor
Olá malta da Granja!Chamo-me Mariana Tavares e sou da Granja do Ulmeiro. Estou a escrever um Post para o Blog sobre a minha ida para Lisboa.
Quem me conhece sabe que fiz o secundário em Coimbra, na escola Avelar Brotero.
Tempos áureos esses. Após sair do IPH pude sentir liberdade total. É que sabem, no IPH isso não era lá muito possível devido a inúmeros factores, mas isso agora não vem ao caso. Com o fim do Secundário à porta e aquela ideia de que "aqui em Coimbra não há nada, vou ter mesmo de sair de casa" assustou um bocado ao inicio.
Toda essa ideia era totalmente nova e quase inesperada (pois eu já sabia que à partida tinha mesmo de sair de casa, o tal medo de enfrentar o destino).
Porém, ainda não sabia em que faculdade entrar. Tive semanas em que queria ir para 5 faculdades diferentes, era do género "ah! esta é fixe porque tem um curso altamente" "não, não, esta é que é boa. Vou para esta aqui!" "népia, vou mas é para a tal" ou seja, andava numa onda de incertezas em relação à faculdade que queria frequentar.
Felizmente, decidi-me pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e não me arrependo. Adoro estar lá, é todo um mundo FREAK onde a Arte se pode encontrar em todos os cantos da estrutura universitária.
Após umas férias cheias de esperança recebi a notícia de que tinha entrado na primeira opção: Pintura! YES! Depois de saber isso andava nas nuvens, tudo para mim era PINK! Depois vieram os pormenores: " e então agora? Para onde vou? A minha irmã está em Lisboa! ah!". E fui viver com a minha irmã Bárbara. Após algumas arrumações, a casa estava habitável para três pessoas. Estava confortavelmente hospedada. Gosto de lá viver, está mesmo no meio de tudo... Tinha tudo, agora faltava a questão "Make some friends".
O facto de estar sozinha num mundo totalmente novo é deveras assustador pois se virem bem, não se conhece ninguém, não se conhece os cantos à casa...tirando os clássicos Chiado, Rossio, Jardim Zoológico, Columbano e Vasquinho da Gama, por exemplo. Como o ser humano é um ser sociável, rapidamente comecei a fazer amigos e hoje penso que dentro desses tais estão amigos de verdade, amigos para o futuro.
Ter saído de casa para estudar em Lisboa, tornou-me mais responsável e adulta. Amadureci bastante pois estou quase por minha conta.
É algo surreal, por vezes pensamos que não conseguimos, que essa hipótese é completamente dispensável porque não vamos conseguir estar fora de casa e que por isso escolhemos outros cursos por vezes piores só para fugir...isso é mentira.
Eu, nunca pensei nisso, nunca, desde o início que soube que tinha de sair de casa, que esse era o meu destino e que não podia fugir, não podia fugir de mim própria. Desde o início que soube que ia ser uma pequena revolução e que ao fim de umas semanas me habituava às condições em que em encontrava. No principio houve a necessidade de habituação, tanto à rotina diária como ao próprio curso. Quanto à primeira, rapidamente me habituei, já na segunda, com o final do primeiro semestre é que vi o que os professores querem! O nível de perfeccionismo necessário para ter sucesso.
Entretanto, eu e uns amigos que já tinha em Lisboa, juntamo-nos e criamos o Jam Session Blog e Podcast. Algo muito animado e que...é essencial ao bom humor de cada elemento do grupo.
Pretendo fazer quilo que mais quero enquanto sou jovem e tenho tempo para tal, coisas como aprender Tai Shi, a Dança do Ventre, Danças Indianas, Tango Argentino e Salsa Latino-Americana. Claro que depois sabe bem vir a casa, estar com a família, é tão bom. Venho quando posso, pois nem sempre me é possível. Ao fim ao cabo, adoro Lisboa, adoro o meu curso, adoro os meus amiguinhos de lá e sinto muitas saudades de casa, da família, dos animais de estimação e do próprio silêncio da Granja. (Eu vivo num ermo...lá é silencioso).
Queridos Granjenses, façam tudo o que desejam fazer nesta vida. Ela é apenas uma e como tal não haverá outras hipóteses... Eu, por exemplo, em Portugal não tenho sucesso se não o desemprego..então faço as malas e parto lá para fora.
Primeiro texto d' "A Opinião do Leitor" por: Mariana Tavares, Estudante, residente em Lisboa.

0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home