Opinião Granjense - opiniaogranjense@gmail.com

 

Opinião Granjense: Gazeta às Festas!

quarta-feira, junho 14, 2006

Gazeta às Festas!


Compreendo que dá trabalho organizar uma festa, sei que é dificil saber que se está a organizar algo que muita gente vai dizer mal,mesmo só por dizer. E tambem sei que existe aquele caso em que as pessoas fogem com o rabo à seringa porque podem comparar a festa de ano X à do ano Y. Mas cada ano é um ano,e não é por os festeiros levarem um ano o Tony Carreira que no ano a seguir tenham de levar os Xutos e Pontapés, só para fazerem melhor que os anteriores.
Na granja não se faz festa há mais de 3 anos. Vejo tanta gente com orgulho de ser granjense e ninguem se chega à frente...medo de falhar?falta de dinheiro?não gostar de ser criticado?ou por não ter gosto nenhum por uma tradição da terra?
Acho que tambem há outra questão que é importante: muita gente vai a todas as festas que existem menos à da terra, isso é normal? Acho que a da terra deve ser aquela em que toda a gente deve tar presente.
Casal do Cimeiro, Figueiró do Campo, Ribeira da Mata, Casal do Redinho, S. Pedro...todas estas terras têm menos habitantes que a granja e não deixam de fazer festa.
Eu sou lisboeta mas de momento resido em Alfarelos,e por cá tambem não fazem festa há uns anos por falta de iniciativa. Eu falo deste assunto porque acho que todos os grajenses deviam lutar para que a tradição não acabasse por uma questão de vaidade,preguiça ou orgulho.
Não entendam este post como algo ofensivo,mas sim como um tema de reflexão.

Com os meus melhores cumprimentos,

João Laranjeira