Opinião Granjense - opiniaogranjense@gmail.com

 

Opinião Granjense: POSEIDON

quarta-feira, junho 28, 2006

POSEIDON

Imaginem-se a bordo do navio Poseidon. É noite de passagem de ano.

Depois da contagem decrescente e do grande alarido da entrada do novo ano, faz-se ouvir um ruído de alarme por toda a estrutura do navio. Na sala de comandos, virar a estibordo ou bombordo não altera muito a situação e o capitão sabe disso, agora é esperar pelo grande embate, pois o que os espera é uma onda gigante.
Dá-se um grande impacto e o navio é abalrroado e empurrado para dentro das águas, mais tarde acabará por ficar de casco para o ar. Os barcos nao foram feitos para boiar daquela forma, mais tarde ou mais cedo acabará por afudnar completamente.
Dentro de um ambiente claustrofobico onde tudo se encontra de pernas para o ar, o importante agora é sair dali. É a corrida pela sobrevivencia, uma odisseia arriscada que vai levar estranhos a ajudarem-se mutuamente em busca de uma saída.

Para quem já se esqueceu dos tempos glórios do passado, em 1972 foi feito um filme com o mesmo nome, Poseidon. Vi-o bastantes vezes em criança e adorava-o pela sua tentativa de mostrar o medo e o desconhecido, mas de uma forma bastante forçada. Nesse filme apenas foi focada a odisseia daqueles que procuraram um meio de fuga, não tendo mostrado o inevitavel destino daqueles que pedeceram com o embate e com o afundar continuo do navio. Da minha memória vêm imagens completamente distorcidas da realidade, que vão contra as leis da física e da força gravitica. Para a decada de 70, o filme não esteve mal.

Este Remake de Poseidon pretende dar uma lofada de ar fresco áquele ambiente e proporcionar uma viagem alucinante cheia de adrenalina e com um delicioso toque de claustrofobia.
Vi-o ontem, ganhei bilhete para antestreia e adorei. Considero-o um bom filme e tenciono comprar um DVD coletion edition. Apetece-me mesmo ir ve-lo outra vez pois nunca o pavor de morrer afogada foi tão forte em mim.
Granjenses, não percam este filme de vista, merece uma ida ao cinema. Aqui fica uma imagem do de 72.