Opinião Granjense - opiniaogranjense@gmail.com

 

Opinião Granjense: TOURADAS VS TRADIÇÃO

sexta-feira, junho 30, 2006

TOURADAS VS TRADIÇÃO

“Cultura é tudo aquilo que contribui para tornar a humanidade mais sensível, mais inteligente e civilizada.”
A violência, o sangue, a crueldade, tudo o que humilha e desrespeita a vida, para mim, jamais poderá ser considerado "arte" ou "cultura”, a violência é a negação da inteligência.
Segundo a Liga Protectora dos Direitos do Animal, uma sociedade justa não pode admitir actos eticamente reprováveis mesmo que sustentados na tradição, cujas vítimas directas (segundo eles) são milhares de animais.·
Em Portugal existem milhares de hectares de terra para manter as manadas de gado, maioritariamente no Alentejo. Para a L.P.D.A. esses milhares de hectares são considerados desperdiçados a tentar manter bois em estado bravio; desperdiçados meus caros senhores? Nem por isso, ora vejamos, manutenção de herdades, campinos, toureiros, veterinários, forcados, manutenção de praças de touros, e tudo o que está directamente relacionado com o “espectáculo tauromáquico”, desnecessário? Não acho!
Para muitos as touradas são espectáculos horrendos, para outros uma maravilhosa tradição da qual se extraem sensações únicas de verdadeiro fervor, ora mas por vezes o entusiasmo leva-nos longe demais, foi o caso do mundialmente conhecido “Matador” português, Pedrito de Portugal, este incentivado pela plateia rendida a seus pés matou um touro em plena arena, na Moita, durante uma tourada em Setembro de 2001, ora este acto é considerado crime pela Lei n.º 92/95 de 12 de Setembro, assim o Tribunal da Moita aplicou uma coima de cerca de 100 mil euros ao toureiro Pedrito de Portugal. Deverá ser punido o toureiro? Uns contra outros a favor (como sempre) mas o ponto que quero aqui salientar, é o valor exorbitante aplicado, afinal é um touro, um animal unicamente criado, cuidado e tratado para ser lidado, que apenas não é morto na arena mas sim pouco depois de ser retirado.
Assim para evitar estes valores e confusões não seria melhor, perceber melhor as tradições, os motivos, as origens, os antepassados, debater prós e contras e chegar a um meio termo que não origine tantas contradições e opiniões absurdas?

Tradição foi, é e será sempre tradição.

Fiquem bem …