Opinião Granjense - opiniaogranjense@gmail.com

 

Opinião Granjense: Dinheiro como factor de guerra!

segunda-feira, julho 31, 2006

Dinheiro como factor de guerra!

Este conflito entre o Hezbolah e Israel faz-me pensar sobre muita coisa e acabo por ver que para fazer uma guerra já não é preciso ter uma razão.
O Hezbolah raptou 6 soldados, mas eles ja andavam em conflito há muito tempo, isso não é razão para invadir o Libano. Toda a gente sabe que Israel e abastecido de armamento pelos USA e que eles estão metidos tambem na guerra ( se não estivessem é que era de admirar ) .
O que eu questiono é se a vida de 6 soldados justificam a morte de tantos e tantos civis inocentes no Libano. A ONU não se mexe e mais uma vez deixa-se ultrapassar e espezinhar pela maior potencia mundial, acaba por ser uma fachada em que uns podem e fazem tudo, e outros nem têm opinião.
Na guerra com o Iraque acabou por não se encontrar nada do que os americanos diziam que era razão para a invasão, e foram punidos de alguma maneira?Quantas pessoas mataram sem razão? Quantas ainda terão de morrer até os soldados norte-americanos deixarem o país de outro povo?
Agora na guerra contra o Hezbolah tambem estão lá metidos a dar apoio aos Israelitas pressionando-os para atacarem. E quando esta acabar bem pode ser a vez do Irão que apoia os "terroristas". E assim temos mais uns quantos anos de guerra e mais uns anos de lucro em venda de armamento por parte dos Estados Unidos.
O governo do Libano nada pode fazer para acabar com o conflito até porque não pode optar por nenhum dos lados. Não pode optar pelo lado dos Israelitas porque o Hezbolah é apoiado pelos shiitas, que são a maioria da população libanesa. E não pode optar pelo Hezbolah porque senão deixa de ser uma guerra só contra estes mas passa a ser uma guerra contra todo o país. A unica coisa que pode fazer é ficar a ver o seu país a ser destruido por nações estrangeiras e a assistir à morte dos seus cidadãos.
Até quando é que esta falsidade e carnificina vai durar?
Vai durar até o mundo acabar o que já não está muito longe...para se fazer guerra basta fazer um balanço de prejuizo e lucro,em que o lucro é o dinheiro e o prejuizo são as pessoas. É obvio que para a economia as pessoas de outros países não contam, mas o dinheiro proveniente da venda de armas de guerra é um factor incontornavel e que não pode ser posto em causa.

"Será em vão rezares por um sonho que não verás?
e ambicionares por um mundo que não terás?
não esperes justiça onde nunca houve paz,
não há salvação nas terras de Satanás!"
( Valete )


João Laranjeira