Opinião Granjense - opiniaogranjense@gmail.com

 

Opinião Granjense: Vantagens?

quinta-feira, agosto 03, 2006

Vantagens?


Com a minha humilde opinião espero não melindrar alguma personalidade mais sensível, apenas desejo levantar alguma da imensa poeira, que nós granjenses, de ânimo leve temos vindo a possibilitar que assente aos poucos.
Durante anos, os mais atentos e mesmo os mais distraídos se perguntaram para que fim seria destinada uma construção que se estava a erguer por detrás das bombas de gasolina da “ Cipol”, durante esses mesmos anos, foram tempos de colossais mistérios dúbios, propiciando um vasto e imenso “mar” de questões sem réplica, - para que fins tal “monumento” estaria destinado na nossa modesta localidade? Grande maioria, ainda hoje não obteve resposta ou, atrevo-me a dizer, a que lhes foi dada não a consideram válida.
Foi muitos anos tema de “conversas de bancada”, de esperanças, de anseios de um público expectante, na inquietação de para que serviria, muitos desejavam a vinda, do tão falado posto da G.N.R. para assim garantir uma maior presença das autoridades na área circundante da nossa freguesia, muitos outros cobiçavam uma biblioteca, símbolo de riqueza literária, estes são apenas dois exemplos de um vasto leque de fortes possibilidades, que nunca passaram disso mesmo, “possibilidades”.
Após alguns anos de expectativa, curiosidade, opiniões e esperanças, movimentações surgiram e as referidas instalações, nada tinham a ver com as expectativas criadas até então.
Assim surge para conhecimento comum o nome da entidade que iria desde logo ficar responsável pelas instalações já prontas e vagas, A.J.P ( Associação para a Justiça e Paz), destinada a, passo a citar ” Uma associação que tem por objectivo construir uma Cultura de Paz, baseada no respeito pelos Direitos de todas as Pessoas, na democracia paritária, inclusiva e participativa, na justiça cognitiva e social e num ambiente saudável capaz de dar e preservar a Vida.”
O meu principal objectivo não é criar uma guerra com a A.J.P., apenas descobrir que vantagens as referidas instalações trazem para a nossa localidade, uma vez que usufruem de apoios da Câmara Municipal de Soure e Junta de Freguesia de Granja do Ulmeiro, entre outros.
Afinal gozam de apoios locais, mas a retribuição é imensamente diminuta, esta não é uma questão que assola uma única pessoa mas sim algumas que ainda se preocupam com a nossa localidade.
Na minha opinião as vantagens são poucas, uma vez que apenas na altura de verão surgem as maiores movimentações, com a chegada de muitos jovens de países de todo o mundo:
VANTAGEM - é verdade que têm feito alguns melhoramentos em certas infra estruturas, DESVANTAGEM - mas por conhecimento próprio quando foi solicitada a cedência por dois dias para uma festa de jovens e para jovens granjenses, a resposta foi imediata, um explicito e redondo “ NÃO “, DESVANTAGEM - a explicação foi que o facto de não haver ninguém nessa festa elemento integrante da A.J.P.,
DESVANTAGEM – prontamente cedi o meu contacto e inteira disponibilidade para fazer parte integrante da A.J.P., obtendo uma reacção bastante positiva
DESVANTAGEM - seguida da típica frase “ entraremos em contacto consigo”, diga – se que nunca fui contactado.
14 - Foi o resultado deste embate VANTAGEMDESVANTAGEM.
Conclusão: Associação de jovens sim mas apenas para os de fora.
Mais uma vez digo que não quero melindrar ninguém, apenas obter respostas, opiniões ou até mesmo críticas, só não desejo que mais uma vez este assunto entre novamente em esquecimento.

Fiquem Bem