O que é o Natal?
Que questão mais óbvia! O Natal como todos sabemos é o nascimento do Menino Jesus. Não espera. É quando o Pai Natal desce pela chaminé e deixa o nosso presente no sapatinho. Agora fiquei confusa…
Na missa, quando o padre pergunta às crianças o que é o Natal, a maioria responde que é quando recebem prendas, enfeitam a árvore de Natal,… e só uma ou outra responde que é o dia em que se comemora o nascimento de Jesus. Mas qual destas versões estará certa? Para os mais conservadores só a última, para alguns talvez ambas, e para outros, infelizmente ou não, só a primeira.
Conseguiríamos nós, actualmente, viver sem o Natal, tendo em conta que é uma mera comemoração? E o subsídio de Natal? E o que seria das lojas que se safam de prejuízos nesta altura, das empresas de marketing tão concorridas e dos industriais da celulose que só para o exagero de papel de embrulho abatem um número jeitoso de hectares de árvores? E os carteiros que ainda vão tendo sorte de muitos preferirem os postais de Natal a mails e que aproveitam a inocência das criancinhas que escrevem cartas para o homem gordo das barbas brancas? E as operadores de telemóveis que todos os anos atingem novos recordes nas SMS que ninguém se recusa a enviar? E o que era feito da Coca-Cola sem o “protagonista” desta época?
A lista é longa, mas ainda assim continuo a atrever-me a perguntar que coisa é essa chamada Natal.
Carolina Amado em 11 de Dezembro de 2006 (Formoselha)
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home