Cantar as Janeiras

Conseguimos motivar um grupo de cerca de 40 pessoas a percorrer algumas ruas da Granja do Ulmeiro nos dias 5, 6 e 7. E, apesar das noites gélidas, gostaríamos que a população nos recebesse de "portas abertas" uma vez que esperamos cantar e encantar com as nossas vozes calorosas.
Ao recriarmos um "Cantar as Janeiras", não sendo uma tradição específica da Granja, estamos a contribuir para a sua valorização e reconhecimento como acto cultural, que aliás se identifica com algumas perspectivas do folclore na medida em que é uma manifestação popular, que passou de geração em geração por via oral.
Queremos provar que estamos aqui para mostrar tradições e costumes e, desta forma, conjugamos a convivência intra grupo e inter população, com a transmissão aos mais novos, duma memória colectiva do que outrora preenchia os primeiros serões do ano, e que consistia basicamente, em grupos não organizados que paravam à porta das casas para cantar temas alusivos ao Natal.
Visitamos igualmente entidades associativas e de apoio social, numa perspectiva de prestar homenagem ao seu trabalho, e igualmente animar os mais idosos.
A angariação de fundos não é o objectivo preponderante e a maior prenda é o convívio e a boa vontade em nos receberem, por isso o nosso lema é:
Venha-nos ouvir cantar
Não espreite no postigo
Boas Festas lhe vem dar
Este grupo seu amigo
Em nome de todo o grupo recebam as mais cordiais saudações folclóricas.
Saudações Granjenses
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home