Blogger egípcio condenado a quatro anos de prisão por insulto ao islão e ao Presidente 22.02.2007 - 19h05 PUBLICO.PT
Um tribunal egípcio condenou a quatro anos de prisão um jovem de 22 anos por este ter insultado o islão e o Presidente do país, Hosni Mubarak, no seu blogue, naquele que é o primeiro caso de julgamento de um blogger no Egipto.
Abdel Kareem Soliman foi condenado por ter utilizado o seu blogue para criticar a instituição islâmica mais importante do país, a Universidade Al-Azhar, e o chefe de Estado, a quem se referiu como “ditador”, avança a edição online da BBC.
Antigo estudante na Al-Azhar – foi expulso no ano passado -, Soliman apelidou a instituição de “universidade do terrorismo” e acusou-a de impedir a liberdade de expressão.
O Egipto deteve vários bloggers durante o ano passado por criticarem o Governo, mas todos acabaram por ser libertados. Esta foi a primeira condenação de um blogger no país.
Hafiz Abu Saada, da Organização dos Direitos Humanos do Egipto, considerou que a sentença serviu como “uma forte mensagem para todos os bloggers que estão sob forte vigilância” das autoridades do país.
Noticia integralmente retirada do joranal Público on-line em www.publico.pt
<< Home