Opinião Granjense - opiniaogranjense@gmail.com

 

Opinião Granjense: Acupuntura

sábado, março 24, 2007

Acupuntura

Acupuntura. Na sequência duma lesão desportiva, surgiu-me a oportunidade de ter uma consulta/tratamento de Acupuntura, para tentar debelar / minimizar as minhas dores na zona afectada. Mesmo pouco sabendo acerca desta "Arte/Ciência", decidi arriscar. Sabia apenas que era feita a partir da colocação de Agulhas em pontos chave. Um amigo meu que já tinha experimentado, disse-me que não doía e que fazia muito bem.
Realmente, teve um efeito bastante positivo, e as dores reduziram bastante.
Vou, então, falar um pouco sobre a Acupuntura.
Acupuntura ou Acupunctura é um método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.
Atribui-se o nome Acupuntura, a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses Zhen Jiu, juntando as palavras latinas Acum (que significa agulha) e Punctum (picada ou punção).
A tradução literal do têrmo chinês, no entanto, é bem diferente. O correto seria Zhen (agulha) e Jiu (moxa).
A moxa ou mogusa (termo de origem japonesa) é confeccionada com as folhas secas da planta Artemisia sinensis, usada na moxibustão. Assim como a ação da agulha pode interferir na energia do meridiano, a queima da moxa sobre a pele pode conduzir resultados perceptíveis sobre a energia nos meridianos.
É, na verdade, uma tradução imprópria que causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de energias.
Pesquisadores discutem sobre elementos que poderiam alterar a energia nos meridianos, assim como debatem até a onde pode chegar a ação destes mesmos estímulos.

Podem saber mais sobre Acupuntura aqui (que foi donde saiu quase todo o artigo): Acupuntura .
Saudações Granjenses!

Etiquetas: