Uma questão de mentalidades...

este Sol, esta comida deliciosa, quando bem confeccionada claro....
estes e outros pequenos prazeres da vida como a nossa cultura, a nossa história...somos uma grande pátria...apesar de nos encontrarmos perdidos de momento numa neblina muito espessa.
Estamos ainda à espera do puto mimado de 15 anos que decidido "Bora pá guerra yo!!" e por lá ficou o nosso Sebastiaozinho Fofinho...
O facto é que penso que nós somos um pouco imbecis...para não dizer mais...é que só de me lembrar de Foz Côa...sinceramente...dá que pensar e chorar se estivermos deprimidos, sem estarmos não conseguimos derramar uma gota, apenas nos rimos das tristes coisas que fazemos para com o nosso património.
As pinturas de Foz Côa remember? Pois...debaixo de agua elas estão agora. A ver peixinhos e algas e dejectos quem sabe... Nada foi feito para evitar que isso fosse feito. Não digo que as obras que foram feitas não tivessem sido feitas mas....ao menos retirar aquela rocha desenhada e coloca-la noutro lado ou num memorial ou num cantinho de um museu de historia da arte. Mas não..preferiam afundar com aquilo.
Diferença para com os nossos companheiros Egípcios que nos anos 60 tiveram o mesmo problema e que o resolveram de forma grandiosa e plena de respeito para com os seus antepassados. Barragem do Assuão...ia afundar uma data de aldeias e com elas uma data de monumentos históricos como o de Abu Simbel...construído por Ramsés II.
Para eles não bastava cortar pedaços compridos de rocha...tiveram de arrancar todo um monumento de pedra esculpido e escavado na rocha e muda-lo de sitio.... coisa muito mais complicada e difícil de se fazer...mas eles fizeram e mais!!!
Há um pormenor entre muitos que eles tiveram de cumprir que foi o pormenor divino de que ao meio dia em ponto um raio de luz entraria templo a dentro e iluminaria um determinado elemento, um pequeno circulo desenhado pelos raios solares, desculpem mas não me recordo com precisão. Para garantir tal obrigação, tiveram de manter as direcções do templo.
Pronto...é só isso. Vão pesquisar Abu Simbel.
Sabiam que já todos os faraós mumificados foram encontrados excepto um? O meu herói Imothep ainda não foi encontrado, apesar dos arqueólogos pensarem que o seu templo fúnebre se encontra numa dada região, eles conseguem apontar com o dedo para ela...mas encontram-se a descansar de uma longa odisseia de busca por aquele que foi o arquitecto dos arquitectos do Antigo Egipto.
Se nao fosse a falta de sol eu ia viver para a Irlanda!!
<< Home